Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
31 de julho de 2019
SES recebe doação de potes de leite materno na Mega Gestante e Bebê

SES recebe doação de potes de leite materno na Mega Gestante e Bebê

Até o dia 4 de agosto, a Secretaria de Estado de Saúde participa da Mega Gestante e Bebê, no Riocentro, na Barra da Tijuca, com um ponto de coleta de potes para doação de leite materno. A ação marca o Dia Mundial da Amamentação, comemorado neste 1º de agosto. Durante o evento, também haverá a exposição digital "Maternidade", do fotógrafo Radilson Gomes.

Na rede estadual de Saúde, é possível doar leite materno através de dois bancos de leite, no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, e no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

A importância do leite maternoO leite materno é, de modo geral, o melhor alimento para o bebê nos primeiros meses de vida. Ele hidrata, nutre, sustenta e ajuda a reduzir em até 20% a mortalidade dos recém-nascidos. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o leite seja o único alimento do bebê até os seis meses de vida e que a criança seja amamentada até os dois anos ou mais.

Quem pode doar leite?Mulheres saudáveis que amamentam e não tomam medicamentos que interfiram na amamentação e na doação podem ser doadoras de leite materno. O leite das pacientes internadas é coletado na própria unidade com a ajuda de uma equipe multidisciplinar que atende as lactantes. Já as mulheres que doam em casa, a coleta é feita sob orientação do hospital. Não existe quantidade mínima para ser doada e a mulher pode realizar o procedimento quantas vezes quiser na fase de amamentação. Cada litro leite pode beneficiar até 10 bebês internados.

Saiba mais sobre amamentação e leite materno

Conheça os bancos de leite pelo estado

 

Foto: SES/Mauricio Bazilio

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!