02 de agosto de 2019
IV Encontro de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis

Discutir a vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), como norteadora do planejamento de intervenções efetivas para a redução das internações e mortalidade por Doenças do Aparelho Circulatório(DAC), Neoplasias (NEO), Diabetes Melitos (DM), e Doenças Respiratórias Crônicas (DRC) ações para o seu enfrentamento. Este é o objetivo do IV Encontro Estadual de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis que será realizado em 22 de agosto no auditório do 10º andar da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), no Centro do Rio de Janeiro, de 9 h a 15h.

São convidados os gestores municipais e os coordenadores de: Vigilância Epidemiológica, Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Programa Controle do Tabagismo, Atenção Primária em Saúde, Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Programa Saúde da Mulher e da Criança e para a Assistência Farmacêutica. Serão disponibilizadas sete vagas por município ou até encerrarem as vagas. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail: rj.dantps@gmail.com, até o dia 15 de agosto de 2019, informando o município, nome completo e o CPF dos inscritos.

Veja aqui programação preliminar do encontro.

As Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) são doenças de grande impacto na Saúde Pública e estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no estado. São definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doenças de longa duração e que são resultado de uma combinação de fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e comportamentais. Existem os fatores de risco (FR) classificados como não modificáveis (idade, sexo e herança genética) e como modificáveis ou comportamentais (tabagismo, alimentação inadequada, atividade física, uso nocivo de álcool) nestes últimos fatores, as ações de promoção da saúde, prevenção de complicações e assistência especializada podem reduzir a mortalidade prematura de 30 a 69 anos.

Em 2017 a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro/SES-RJ pactuou com as Secretarias Municipais de Saúde por meio da Deliberação CIB-RJ nº 4.798 de 07/12/2017 as atribuições da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde no Âmbito do Sistema de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro para os municípios e estado.

IV Encontro de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis