Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
04 de setembro de 2019
Seminário de Tuberculose - Dia Estadual de Tuberculose

A mesa de abertura, contou com a presença da Dra Cláudia Mello Subsecretária de Vigilância em Saúde/SES, Dra Ana Alice T.P. Bevilaqua - Gerente de Tuberculose/SVEA/SES-RJ, Sra Sylvia Helena Daflon Oliveira – Conselho Estadual de Saúde/Fórum Tuberculose/RJ, Dr. Marcelo Bento (Representante da Deputada Marta Rocha) e Dra Denise Arakaki – Diretora do D. Doenças Crônicas Transmissíveis da SVS/MS e Sr. Roberto Pereira – Representante do Fórum TB do Rio de Janeiro.

A Drª Denise Arakaki – Explanou sobre os Dados Epidemiológicos da Tuberculose no Brasil por capitais.
Em seguida, a Drª Ana Alice T.P. Bevilaqua - Detalhou a incidência de tuberculose – 2010/2018, com dados epidemiológicos e atividades desenvolvidas pelo Programa-TB.

A Drª Regina Zuim - Técnica da Gerência de Tuberculose/SES-RJ acrescentou a importância da capacitação em aprimorar o contato do usuário com o profissional de saúde: acolhimento, humanização e cuidado. Com a participação da Gerência de Tuberculose/SES e os municípios.

Denise Pires - Gerente de DST/AIDS – SES/RJ) falou sobre dados em casos HIV/AIDS com tuberculose – 2008/2018, destacando o percentual de abandono dos casos novos e retratamentos de TB HIV positivos – ERJ e alta taxa de mortalidade em tuberculose.

Finalizando o seminário, tivemos uma mesa redonda, discutindo o papel do Fórum de Tuberculose do Rio de Janeiro. E após a colocação do representante do Fórum RJ - Roberto Pereira e Inácio Queiroz do Grupo Pela VIDDA, Sra Juliana do CEDAPS apresentou a experiência da Rede de Comunidades Saudáveis.


 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!