Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
30 de setembro de 2019
Mais de 260 profissionais de saúde do Estado recebem capacitação para o tratamento contra o Tabagismo


 Como uma das prioridades da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), profissionais de saúde estão sendo capacitados para a prevenção e para o tratamento do Tabagismo. No segundo treinamento deste ano, realizado no Hospital Federal dos Servidores do Estado (HSE), nos dias 25 e 26 de setembro, mais de 120 participantes de 38 municípios estiveram presentes. Em junho passado, 146 profissionais de saúde de 41 municípios receberam a mesma capacitação.

Segundo a diretora da Divisão de Agravos não Transmissíveis da SES-RJ, Marcia Regina Teixeira, 445 unidades de saúde de todo o estado já trabalham com o Programa de Controle do Tabagismo. “A proposta é intensificar as abordagens para a prevenção do tabagismo, com ações que explicitam os seus malefícios, como também proporcionar o tratamento para aqueles que necessitam de ajuda”, esclarece.

Responsável pela equipe técnica do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Samir Feruti Sleiman ressalta que é fundamental a troca de experiências e práticas para que o profissional recém-capacitado se sinta seguro para iniciar a condução dos grupos. "Por isso, estimulamos visitas técnicas em unidades de saúde que já estejam com o tratamento em andamento, a fim de que os profissionais vejam como funciona o programa de tabagismo na prática."

Só em 2017, as doenças crônicas não transmissíveis causaram (DCNT) a morte de mais e 32 mil pessoas no estado em uma faixa etária prematura (30 a 69 anos). Considerado como o principal fator de risco para os quatro principais grupos de DCNT (aparelho circulatório, câncer, diabetes e doenças respiratórias), “o tabagismo é tido como uma doença epidêmica e pediátrica, que causa dependência física, psicológica e comportamental, equivalente ao que ocorre com outras drogas como álcool. A dependência, no caso, se dá pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco”, afirma Márcia Teixeira.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!