Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
28 de dezembro de 2020
Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica SIM-P associada ao COVID-19

  Em dezembro de 2019 e espalhou-se rapidamente por todos os continentes, sendo declarada pandêmica em março deste ano pela organização Mundial em saúde. 

Quadros graves e óbitos pela COVID-19 afetam em maior proporção a população de idosos e pessoas com comorbidades. Crianças e adolescentes, em sua maioria, apresentam quadros leves, moderados ou são assintomáticas.

    Desde abril de 2020, começaram a surgir em diferentes países, relatos da ocorrência de síndrome inflamatória em crianças com semelhança à síndrome de Kawasaki possivelmente associada à COVID-19.
Entidades nacionais e internacionais tais como Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde (MS) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), emitiram alertas apontando a necessidade de monitoramento, diagnóstico e tratamento adequado dessa síndrome que foi denominada como Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) associada à COVID-19.

    Considerando a necessidade de detectar, monitorar e analisar os casos da SIM-P em crianças e adolescentes, bem como prestar assistência oportuna no âmbito do estado do Rio de Janeiro, recomendamos que a notificação seja feita em todo território do estado do Rio de Janeiro, para todos os casos suspeitos e confirmados, devendo ser notificados pelos serviços de saúde pública ou privados por meio do sistema REDCap, conforme disposto no Informe 001/2020, que segue abaixo.

Clique aqui para o Informe técnico

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!