COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE E SAÚDE DO TRABALHADOR
A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) constitui-se no conjunto de ações e serviços que proporcionam o conhecimento e a detecção de fatores de risco do meio ambiente que interferem na saúde humana. Integra informações e ações de diferentes setores com o objetivo de prevenir e controlar os fatores de risco de doenças e de outros agravos à saúde, decorrentes do ambiente e das atividades produtivas.
Sua atuação requer articulação constante com diferentes instituições e com a comunidade para que as todas as ações sejam feitas de forma integrada, para assegurar que todos assumam suas responsabilidades de atuar sobre os problemas de saúde e ambiental em suas respectivas áreas.
A Vigilância Ambiental em Saúde tem, necessariamente, um caráter integrador inter e intra-setorial, considerando-se que é impossível realizar atividades de vigilância e controle de riscos ambientais para a saúde humana relacionados a qualquer de seus fatores, sem uma avaliação e ação conjunta de todos os setores envolvidos com o ambiente e a saúde humana em um determinado território.
No âmbito da Secretaria Estadual de Saúde a referência legal é o Decreto nº 31.735 (2002) que criou Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde. Atualmente a CVAST é composta por três Divisões: Divisão de Fatores de Risco Ambiental, Divisão de Controle de Vetores e Divisão de Saúde do Trabalhador, que atuam de forma integrada visando garantir a prevenção de agravos à saúde humana através da obtenção oportuna de dados que indiquem risco iminente a saúde da população.