Atividades físicas são recomendadas durante a gravidez. No geral, as mais indicadas são as atividades mais leves e que respeitem as limitações da futura mamãe. Caminhadas ajudam a melhorar a circulação do sangue, aumentam a disposição e a sensação de bem-estar. Se não houver contra indicação, deve ser mantida do início ao fim da gravidez.
Mas se esta atividade não lhe agrada, busque outra. Além de leve, a atividade física na gestação deve ser prazerosa! Uma dica é aproveitar as consultas do pré-natal para conversar com a equipe médica sobre o assunto e, com a ajuda dos profissionais que acompanham a gravidez, definir o melhor tipo de exercício.
Os cuidados com a saúde bucal são muito importantes durante a gravidez. Por isso, é importante que a gestante esteja atenta a algumas informações e recomendações:
Caso precise fazer raios-X, a gestante deverá ser protegida com avental de chumbo e protetor de tireoide e, se possível utilizar filmes ultrarrápidos.
Quando o assunto é álcool e cigarro a recomendação é simples, direta e objetiva: EVITA. A explicação também é bem simples. O cigarro não deixa o bebê ganhar peso. E o álcool, além de também poder fazer com que o bebê nasça com peso baixo, pode causar má formação.
É importante, também, não ficar em ambientes que haja fumantes em qualquer fase da gravidez. Respirar a fumaça com frequência pode afetar o bebê. Em relação aos medicamentos, algumas vezes eles são necessários, mas só devem ser usados com recomendação médica.
A gestante não deve tomar remédio sem consultar o médico ou a enfermeira que a acompanha no pré-natal. O remédio usado por conta própria pode prejudicar tanto a mãe quanto o bebê.
Durante a gravidez há mulheres que têm menos vontade e outras que têm mais vontade de fazer sexo do que antes. Isso pode acontecer com o homem também. Simples assim: a vontade é o que realmente importa, já que ter relações sexuais durante a gravidez é saudável e pode dar muito prazer.
O bebê está protegido na barriga, e se a gestante sentir desejo e não sentir desconforto durante o ato sexual, não há problemas em manter vida sexual ativa durante a gestação.
O sexo só não é aconselhável se a mãe sentir dor na barriga ou na vagina, sangramento ou se a bolsa d’água estiver rompida. Mas não pode esquecer a camisinha! Afinal, o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis existe também durante a gravidez.