GRAVIDEZ SAUDÁVEL
Além do pré-natal, há algumas coisas que a própria gestante pode fazer para ter uma gravidez tranquila e saudável. Da alimentação aos cuidados com a beleza, há dicas para viver da melhor forma este momento muito especial.
Alimentação
Durante a gestação, a mulher deve procurar ter uma alimentação saudável e diversificada, rica em vitaminas, proteínas, carboidratos integrais, ferro e cálcio. Isso é importante para o seu bem-estar e para a formação e o crescimento adequado do bebê. Confira algumas dicas para uma alimentação saudável durante a gravidez:
Fazer pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia, evitando ficar mais de três horas sem comer. Entre as refeições, beber muita água
Incluir na alimentação leite e derivados e uma porção de carne, peixe ou ovos. Retirar a pele e a gordura da carne antes da preparação, tornando o alimento mais saudável
Comer todos os dias legumes, verduras e frutas da época
Diminuir a quantidade de sal na comida. Fazer o mesmo com o açúcar
Dar preferência a alimentos em sua forma mais natural. As farinhas integrais, além de serem fontes de carboidratos, são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais
Diminuir o consumo de gorduras. Consumir, no máximo, uma colher (sopa) de óleos vegetais ou azeite ou meia colher (sopa) de manteiga ou margarina por dia
Evitar refrigerantes e sucos industrializados, chocolates, doces e biscoitos recheados
Para evitar a anemia, consumir diariamente alimentos ricos em ferro, como carnes, miúdos, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais e castanhas. Consumir com esses alimentos fontes de vitamina C, como acerola, goiaba, laranja, caju e limão
Além desses cuidados, é recomendável durante a gestação e até o 3º mês após o parto o uso de sulfato ferroso, que é distribuído nas Unidades Básicas de Saúde.
Situações e sintomas especiais
    • Gengivite
      sangramentos na gengiva podem ocorrer mais facilmente durante a gestação, por causa da variação dos níveis hormonais. Por isso é importante usar fio dental diariamente, além de uma escova de dente macia com creme dental.
    • Enjoos e vômitos
      são comuns nos primeiros meses de gravidez. A gestante deve evitar ficar muito tempo sem se alimentar e escolher alimentos mais secos (bolachas de água e sal, pão) ou frutas. Caso vomite, deve fazer apenas bochecho com água e aguardar meia hora para escovar os dentes.
    • Azia e queimação
      a futura mamãe deve evitar beber líquidos junto com a refeição e se deitar após as principais refeições. A dica é comer mais vezes e em menor quantidade.
    • Cãibras e formigamentos nas pernas
      para evitar a gestante deve moderar a atividade física, tomar muita água e suco de frutas e comer bananas. Massagear e aquecer as pernas também pode ajudar.
    • Varizes
      são causadas por problemas de circulação e dilatação das veias. Por isso é importante evitar ficar muito tempo em pé ou sentada. A recomendação é a cada 2 horas ficar com as pernas levantadas. Meias elásticas, calçados e roupas soltas também ajudam.
    • Dor na coluna e dor na barriga
      podem aparecer, principalmente no final da gravidez. Para contornar estas dores a gestante deve evitar carregar peso. É recomendável comer alimentos integrais ricos em fibras (folhas e frutas, como mamão, laranja com o bagaço, ameixa preta, tamarindo), beber muita água e fazer atividade física.
    • Hemorroidas
      para contornar o problema são indicados banhos de assento com água morna.
    • Aumento na vontade de urinar
      é comum no início e no final da gestação, mas dor ou queimação ao fazer xixi pode ser sinal de uma infecção urinária. Neste caso, é importante procurar uma Unidade de Saúde o quanto antes.
    • Secreção vaginal
      corrimentos podem ser mais intensos na gestação. Isso é comum, mas se estiver acompanhado de coceira, ardor, cheiro forte ou cor estranha é preciso procurar uma Unidade de Saúde.
    • Doenças infectocontagiosas
      doenças como tuberculose, rubéola e gripe, entre outras, podem ser transmitidas pelo ar. Por isso, a gestante deve evitar locais fechados, com alta concentração de pessoas, e contato com gatos.
Atividade física

Atividades físicas são recomendadas durante a gravidez. No geral, as mais indicadas são as atividades mais leves e que respeitem as limitações da futura mamãe. Caminhadas ajudam a melhorar a circulação do sangue, aumentam a disposição e a sensação de bem-estar. Se não houver contra indicação, deve ser mantida do início ao fim da gravidez.

Mas se esta atividade não lhe agrada, busque outra. Além de leve, a atividade física na gestação deve ser prazerosa! Uma dica é aproveitar as consultas do pré-natal para conversar com a equipe médica sobre o assunto e, com a ajuda dos profissionais que acompanham a gravidez, definir o melhor tipo de exercício.

Saúde bucal

Os cuidados com a saúde bucal são muito importantes durante a gravidez. Por isso, é importante que a gestante esteja atenta a algumas informações e recomendações:

1º Trimestre
este período em que o bebê está formando o seu corpo é o menos adequado para tratamento com o dentista. É importante evitar, principalmente, radiografias
2º Trimestre
este é o período mais adequado para realização do tratamento e procedimentos odontológicos
3º Trimestre
este é um momento em que há maior risco de anemia e aumento da pressão arterial. É frequente surgir o desconforto na cadeira do dentista, podendo ocorrer tonteira e mal-estar. É mais prudente evitar tratamentos odontológicos nesse período.

Caso precise fazer raios-X, a gestante deverá ser protegida com avental de chumbo e protetor de tireoide e, se possível utilizar filmes ultrarrápidos.

Consumo de álcool, cigarro e
medicamentos

Quando o assunto é álcool e cigarro a recomendação é simples, direta e objetiva: EVITA. A explicação também é bem simples. O cigarro não deixa o bebê ganhar peso. E o álcool, além de também poder fazer com que o bebê nasça com peso baixo, pode causar má formação.

É importante, também, não ficar em ambientes que haja fumantes em qualquer fase da gravidez. Respirar a fumaça com frequência pode afetar o bebê. Em relação aos medicamentos, algumas vezes eles são necessários, mas só devem ser usados com recomendação médica.

A gestante não deve tomar remédio sem consultar o médico ou a enfermeira que a acompanha no pré-natal. O remédio usado por conta própria pode prejudicar tanto a mãe quanto o bebê.

Sexo e gravidez

Durante a gravidez há mulheres que têm menos vontade e outras que têm mais vontade de fazer sexo do que antes. Isso pode acontecer com o homem também. Simples assim: a vontade é o que realmente importa, já que ter relações sexuais durante a gravidez é saudável e pode dar muito prazer.

O bebê está protegido na barriga, e se a gestante sentir desejo e não sentir desconforto durante o ato sexual, não há problemas em manter vida sexual ativa durante a gestação.

O sexo só não é aconselhável se a mãe sentir dor na barriga ou na vagina, sangramento ou se a bolsa d’água estiver rompida. Mas não pode esquecer a camisinha! Afinal, o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis existe também durante a gravidez.

Dicas de beleza
Com alguns pequenos cuidados, a gestante pode se sentir bem e bonita e não prejudicar o bebê durante a gravidez.
  • Para prevenir as manchas da pele, muito comuns na gravidez, é importante se proteger do sol com protetor solar e boné
  • É recomendável tomar um pouco de sol durante o início da manhã ou fim da tarde, inclusive nas mamas
  • Para diminuir o risco de ter estrias é importante engordar pouco aumentando de peso mês a mês. Caminhadas e exercícios leves ajudam, já que deixam os músculos mais fortes e melhoram a circulação do sangue
  • A gestante pode utilizar a maioria dos hidratantes ou cremes. Mas se tiver alguma dúvida, deve levar para a consulta médica o creme que gostaria de usar e, assim, tirar dúvidas sobre o produto.
  • Durante a gravidez, não se deve usar tinturas de cabelo, alisantes e onduladores. Esses produtos fazem mal ao bebê
Sono
A gestante deve procurar dormir 8 horas por noite e repousar alguns minutos durante o dia. Caso tenha muito sono, deve procurar repousar mais. Uma recomendação É deitar-se preferencialmente do lado esquerdo, com um travesseiro entre as pernas. Esta posição facilita a circulação sanguínea e, assim, a passagem de oxigênio para o bebê através do cordão umbilical. Outra dica é elevar as pernas quando estiver sentada ou deitada.
Secretaria Estadual de Saúde
Links interessantes

  • Programa Estadual de Transplante
  • Rio sem fumo
  • Rio imagem
  • Rio contra dengue
Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil